O anúncio do fechamento da fábrica da Arlanxeo Brasil S.A. no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, com a consequente perda de centenas de empregos, motivou pronunciamentos na reunião plenária da Assembleia Legislativa, nesta quarta. O tema foi levado à tribuna, inicialmente, pelo deputado João Paulo, do PT. O parlamentar demonstrou preocupação com o encerramento das atividades da unidade fabril, produtora de resina e borracha sintética, e com os consequentes prejuízos à economia de Pernambuco, assim como aos colaboradores da indústria.
João Paulo sugeriu que a Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Alepe promova uma discussão sobre o assunto, procurando identificar as causas que levaram ao fechamento da fábrica. “Essa indústria foi construída a partir de recursos do povo pernambucano. Hoje, nós vemos essa empresa fechar e deixar trabalhadores desempregados aqui na região, uma indústria importantíssima que sai do estado de Pernambuco.”
Em seu pronunciamento, João Paulo também fez um balanço dos primeiros 18 meses de gestão do presidente Lula. Ele avaliou que, no período de apenas um ano e meio, o Governo tem alcançado conquistas significativas que reafirmam o Brasil como uma potência global em diversas áreas e que refletem uma gestão comprometida com o crescimento econômico e o bem-estar social.
O deputado Mário Ricardo, do Republicanos, também abordou o fechamento da fábrica da Arlanxeo no Cabo de Santo Agostinho. De acordo com o parlamentar, a unidade tem importante significado no Litoral Sul do Estado, simbolizando a atividade econômica de Pernambuco.
Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Alepe, o deputado concordou que o encerramento das atividades da fábrica merece um debate mais detalhado. Ele ressaltou o compromisso do colegiado na busca por maiores explicações relacionadas aos motivos do fechamento, além de possíveis soluções para a manutenção da fábrica. Ainda destacou a relevância que atribui a discussões como esta, relacionadas à produção econômica do estado. “Essas são pautas importantes para manter a geração de emprego e renda, e o cuidado especial com o trabalhador pernambucano.”
Mário Ricardo também abordou, no pronunciamento, a realização de convenções partidárias, no último final de semana, nos municípios de Igarassu, Itapissuma, Paulista, Goiana e Ilha de Itamaracá.